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25
ago
2021
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Sedentarismo: você sabe o que é?

Muito se fala sobre vida sedentária, mas poucos sabem realmente o que é o sedentarismo. Por praticar algum tipo de atividade física, muitos acreditam estar fora desse tipo de estatística. No entanto, mesmo pessoas que praticam algum exercício podem sim, ser consideradas sedentárias.

Isso acontece porque o sedentarismo é caracterizado pela quantidade de atividade física a que o corpo está submetida, e não somente pela falta dela. Ou seja, se a atividade física praticada não for regular, ou se ela não atender às demandas do organismo, este indivíduo pode ser ser sedentário.

Níveis de sedentarismo

Mas, como tudo na vida, há níveis hierárquicos de classificação do sedentarismo. Atualmente são considerados 4 tipos, sendo que a maior diferença entre eles está relacionada à quantidade de esforço físico a que o corpo se submete ao longo do dia.

No nível 1 estão classificadas aquelas pessoas que fazem caminhada, mas não o fazem de forma regular, nem outro tipo de atividade mais intensa. No nível 2 estão aquelas pessoas que, de alguma forma, fazem algum tipo de esforço físico (carregar peso, sacolas, etc.) sem ter em sua rotina a execução de alguma atividade física.

No nível 3 estão aquelas pessoas que além de não gostar de se movimentar, também evitam qualquer tipo de esforço. Normalmente, são aquelas que ficam o dia todo sentado no trabalho, e, quando em casa, ficam deitadas o tempo todo em frente da TV. Sabe aquela pessoa que vai de carro na padaria da esquina? Pois é… No nível 4, o mais severo desta classificação, estão as pessoas que não fazem sequer os esforços do dia a dia.

Você é sedentário?

Apenas por ler a classificação acima já dá para ter uma ideia se você é sedentário ou não. Mas, caso queira ter certeza, saiba que há sintomas característicos do sedentarismo. São eles: aumento da gordura corporal, cansaço intenso sem motivo claro, dores nas articulações, redução da força muscular, ronco e apneia do sono, além do sobrepeso.

Seja como for, independente do nível de sedentarismo, os riscos de ter um acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo 2, infarto do miocárdio e hipertensão arterial são bem maiores nessas pessoas.

Combate

Embora o sedentarismo não seja classificado como uma doença, ele pode ser combatido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso realizar atividades físicas regularmente, de acordo com cada faixa etária.

Para crianças, recomenda-se atividades moderadas, com cerca de 1 hora/dia. Para adultos, a recomendação é de 150 a 300 minutos por semana, divididos em pelo menos 3 dias. Já aos idosos, recomenda-se que façam atividades físicas com cerca de 10 a 20 minutos/dia.

Independente da idade, abandonar o sedentarismo é uma decisão vital para a manutenção da saúde e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida. Dessa forma, para tornar essa prática viável, faça com que ela seja prazerosa. Por isso, opte por atividades que proporcionem motivação e não descuide da disciplina quanto à regularidade dos exercícios. Certamente sua saúde física e mental agradecerá.

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