Carregando...
Blog
31
ago
2021

Planejamento fitness

Se você já tem uma rotina de vida saudável que inclua uma alimentação equilibrada e atividade física, certamente já ouviu falar em planejamento fitness. Mas, se você é aquela pessoa que começa a se exercitar e desiste no primeiro sinal de cansaço, saiba que planejar pode ser de verdadeira ajuda nesse processo de adaptação.

Planejamento fitness: no quê ele pode ajudar?

Bem, os benefícios do planejamento fitness começam pelo fator motivação. Se você tem uma rotina planejada, bem estruturada, fica bem mais fácil visualizar seu progresso ao longo do tempo. Logo, ao ver os ganhos obtidos, fica bem mais fácil manter a rotina porque isso o manterá motivado. E uma vez que os objetivos começam a ser alcançados, você não vai querer mais parar.

Mas, para fazer um planejamento fitness que funcione há alguns pontos que precisam ser muito bem observados. Confira cada um deles e aplique-os ao seu planejamento a fim de manter sucesso em sua jornada de atividades físicas.

Faça por você!

Seja lá quais sejam os seus objetivos relacionados à saúde e ao condicionamento físico, é preciso que você os cumpra por você. Estabelecer planos e metas em cima da expectativa dos outros, ou mesmo para provar ou agradar a terceiros é caminhar rumo à frustração.

Então, antes de decidir fazer qualquer coisa, certifique-se de que é por você, para manutenção do seu bem-estar. E, ao começar, mantenha-se focado nisso. Afinal, você é a pessoa mais interessada em estar sempre bem, não é mesmo?

Seja realista

Ao montar um planejamento fitness, seja realista. Isso significa que não vale estabelecer metas fora daquilo que a sua realidade física e rotina diária permitam. Nada de estabelecer períodos longos de exercício, ou atividades mais pesadas do que você suporta, ou ainda, horários que seja fora da sua realidade.

Além disso, se exercitar o corpo é novidade para você, comece pegando leve e vá ajustando o período e o volume de atividade física à medida que o tempo for passando. Lembre-se que tudo na vida passa por um processo e que, processos, não se concluem num estalar de dedos. Para isso, é preciso disciplina, dedicação e muita paciência.

Definição

Para planejar é preciso ter em mente, e de forma bem clara, o que se pretende, de fato. Então, pare e pense: o que realmente você quer? Exercitar o corpo? Melhorar o condicionamento físico? Emagrecer?

Uma vez que você define o que quer ou precisa, é hora de se perguntar: qual o tempo disponível, eu tenho? Ou ainda… quanto tempo eu posso dispor da minha rotina para cumprir esse propósito? Feita essa averiguação, faça desse tempo um real compromisso com você mesmo.

Depois de definido o objetivo e o tempo para cumpri-lo, chega o momento de saber como tudo isso será alcançado. Para isso, vale super à pena consultar um profissional para melhor orientar você. Mas antes, é preciso que antes você deixe bem claro o tipo de atividades que você gosta e onde você gostaria de executá-las. Afinal de contas, o planejamento fitness não se trata de apenas cumprir obrigações, mas também de ser algo prazeroso para você.

Hábito

Pensar nesses pontos antes de montar um planejamento fitness certamente ajudará não só no alcance dos seus objetivos como também auxiliará na prática constante de hábitos mais saudáveis. E, para essa rotina, caso precise de equipamentos ou acessórios do mundo fitness, conte com a BH Fitness Equipamentos. Nossa equipe está à postos para auxiliar você, no que precisar. Basta chamar!